Número de empresas cresceram antes da pandemia, diz pesquisa do IBGE

Publicado en 22/10/2021 - 13:04 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após cinco anos em queda, o número de empresas no Brasil voltou a crescer no último ano pré-pandemia. Os dados da pesquisa "Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo", referente a 2019, foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e indicaram um acréscimo de quase 7% na comparação com 2018. Ao todo, foram contabilizadas 291 mil empresas no ano base da pesquisa.

Os setores que mais contribuíram para este resultado foram Atividades Científicas e Técnicas, com 61 mil negócios, e de Atividade de Saúde Humana e Serviços Sociais, com 44 mil, como explica o gerente do estudo,Thiego Gonçalves Ferreira.

O estudo do IBGE mostra ainda que a taxa de sobrevivência é mais elevada nas empresas de maior porte. Já as novas empresas são compostas, em sua maioria, por assalariados com menor grau de escolaridade.

No levantamento por unidades da federação, Santa Catarina, no Sul do País, apresentou a maior taxa de sobrevivência com quase 50%. Já o Amapá, na região Norte, registrou o menor percentual: 28,9%.
No Sudeste, Minas Gerais teve a menor taxa, com 40,9%. Na outra ponta aparece o Rio de Janeiro, com 43,3% dos negócios resistindo às dificuldades ao longo de 2019.

A pesquisa anual, realizada desde 2008,  revela as taxas de entrada, saída e sobrevivência, além da mobilidade e idade média das empresas pesquisadas em todo o país.

 

Edición: Vitória Santos / GT Passos

Últimas notícias
Educación

Enem 2021: estudantes consideram a prova de matemática a mais difícil

São Paulo foi o estado com maior número de inscritos. Seguido por Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Ceará. 

Baixar arquivo
Economía

Aneel anuncia bandeira Verde para dezembro

Somente os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão direito a bandeira verde. Os demais consumidores seguem na bandeira de Escassez Hídrica.

Baixar arquivo
General

Aeroviários cancelam greve programada para amanhã (29)

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que funcionários decidiram, em votação on-line, aceitar a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. 

Baixar arquivo
Salud

Alagoas divulga protocolos de segurança para temporada de cruzeiros

Os viajantes e tripulantes, de procedência nacional ou internacional, devem ser monitorados durante todo o percurso, seguindo o protocolo sanitário disposto pela companhia do navio.

Baixar arquivo
Educación

Começa o segundo dia de provas do Enem 2021

O segundo dia de provas do Enem começou com a abertura dos portões ao meio dia. As provas começaram às 13h30 e os estudantes podem deixar os locais de provas às 15h30, sem o caderno de questões. Somente a partir das 18h será possível sair com o caderno de questões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo