Sete mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz Unicef

Publicado en 22/10/2021 - 16:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sete mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Os dados são do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado nesta sexta-feira pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O documento traz uma análise inédita a partir de boletins de ocorrência nos 26 estados e do Distrito Federal. 

Das 35 mil mortes violentas de pessoas até 19 anos, identificadas entre 2016 e 2020, cerca de 20 por dia, mais de 31 mil tinham entre 15 e 19 anos.

No total de crianças de até nove anos mortas de forma violenta, mais da metade, ou 56%, eram negras, uma a cada três vítimas era menina, 40% morreram dentro de casa, e, quase a metade, 46% das mortes, ocorreram pelo uso de arma de fogo.

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, analisa o que pode ser feito para prevenir esses crimes, como denúncia as autoridades.

Já a violência sexual é um crime que acontece mais na infância e no início da adolescência. Os dados apresentados são do período entre 2017 e 2020, quando foram registrados quase 180 mil casos de estupro com vítimas de até 19 anos, sendo um a cada três em crianças de até 10 anos. 

Quase 80% das vítimas são meninas entre 10 e 14 anos de idade. No caso dos meninos, o crime se concentra na infância, especialmente entre 3 e 9 anos de idade.

E quando há informações sobre a autoria dos crimes, mais de 85% eram pessoas conhecidas da família, como explica a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

Em 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19, houve uma queda no número de registros de violência sexual. Mas os analistas acreditam que isso se deve ao período de isolamento social mais forte no Brasil, o que pode representar subnotificação.

Edición: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Salud

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo