Refugiados: AMB e governo trazem famílias de juízas afegãs para o país

Elas foram ameaçadas pelo Talibã e pedirem refúgio no Brasil

Publicado en 25/10/2021 - 10:34 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sete famílias de juízas afegãs estão no Brasil, depois de terem sido ameaçadas pelo Talibã e pedirem refúgio para o nosso país.

A iniciativa de trazer essas mulheres para o território nacional foi da AMB (Associação de Magistrados do Brasil) e teve o apoio do governo federal brasileiro. A entidade foi procurada pela Associação Internacional de Mulheres Juízas e ofereceu todo apoio na emissão de documentação e no traslado dessas pessoas.

A juíza Domitila Manssur, diretora da AMB Mulher e uma das coordenadoras da ação humanitária, destacou que agora essas famílias precisam do apoio de toda sociedade para conseguirem se inserir no mercado de trabalho e se adptar à cultura brasileira.

O Brasil tem um histórico de ser um país que acolhe refugiados. A juíza Domitila Manssur espera que essa iniciativa seja a primeira de muitas para apoiar a população do Afeganistão.

Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), no final de 2020 havia cerca de 57 mil pessoas refugiadas reconhecidas pelo Brasil. Apenas em 2020, foram feitas quase 30 mil solicitações da condição de refugiado - a maior parte deles na faixa de 25 a 39 anos de idade.

Edición: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo