Refugiados: AMB e governo trazem famílias de juízas afegãs para o país

Elas foram ameaçadas pelo Talibã e pedirem refúgio no Brasil

Publicado en 25/10/2021 - 10:34 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sete famílias de juízas afegãs estão no Brasil, depois de terem sido ameaçadas pelo Talibã e pedirem refúgio para o nosso país.

A iniciativa de trazer essas mulheres para o território nacional foi da AMB (Associação de Magistrados do Brasil) e teve o apoio do governo federal brasileiro. A entidade foi procurada pela Associação Internacional de Mulheres Juízas e ofereceu todo apoio na emissão de documentação e no traslado dessas pessoas.

A juíza Domitila Manssur, diretora da AMB Mulher e uma das coordenadoras da ação humanitária, destacou que agora essas famílias precisam do apoio de toda sociedade para conseguirem se inserir no mercado de trabalho e se adptar à cultura brasileira.

O Brasil tem um histórico de ser um país que acolhe refugiados. A juíza Domitila Manssur espera que essa iniciativa seja a primeira de muitas para apoiar a população do Afeganistão.

Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), no final de 2020 havia cerca de 57 mil pessoas refugiadas reconhecidas pelo Brasil. Apenas em 2020, foram feitas quase 30 mil solicitações da condição de refugiado - a maior parte deles na faixa de 25 a 39 anos de idade.

Edición: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Economía

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Salud

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Salud

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
General

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economía

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo