Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Publicado en 25/10/2021 - 21:38 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal lançou nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, ação coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia para investimento em preservação e economia sustentável dos biomas.

O financiamento de projetos que aliam conservação da floresta e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde contará com recursos de bancos públicos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que o Brasil é uma grande nação e que pode assumir o protagonismo na economia verde mundialmente. 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou a integração entre a conservação do meio ambiente com a produção agropecuária.

Na próxima semana, o Brasil vai participar da COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou nessa segunda-feira (25) que o país poderá demonstrar ações que serão impulsionadas pelo comitê interministerial instituído junto ao Programa Nacional de Crescimento Verde.

No evento, o presidente Jair Bolsonaro assinou três decretos: um que trata do comitê interministerial sobre a mudança do Clima e o crescimento verde - que terá a participação de 10 ministérios; o que institui o Programa Nacional de Crescimento Verde e o último sobre patrimônio genético.

Edición: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
General

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo