Pistoleiros atacam idosos e crianças em acampamento no Pará

Disputa pela terra em Nova Ipixuna se acirrou desde 2019, diz CPT

Publicado en 13/11/2021 - 15:24 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Passados dez dias após o ataque a moradores e incêndio causado no acampamento São Vinícius, no Pará, a polícia ainda não identificou os responsáveis pelos crimes, no povoado localizado na cidade de Nova Ipixuna, sudeste paraense.

Na região do ataque do dia 03 de novembro, 80 famílias vivem às margens da Fazenda Tinelli, e sobrevivem a partir da extração de açaí, castanha e mandioca. Segundo a Pastoral da Terra, no Pará, cerca de 20 homens encapuzados e armados invadiram o acampamento São Vinícius, onde atearam fogo nas barracas e espancaram homens e mulheres. A advogada da Comissão Pastoral da Terra, Larissa Tavares, conta que a entidade ouviu as vítimas, que relataram hostilidade e violência.

A advogada explica que os onze moradores rendidos já prestaram depoimento à polícia e passaram por exames de corpo de delito. A Pastoral da Terra atribui a ação a um fazendeiro, que teria contratado pistoleiros, na região, e estava presente no ataque. Isso depois que o Ministério Público Federal recomendou a regulamentação da região, pelo INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Em nota, o INCRA informou que “a situação do referido imóvel rural está sendo cuidadosamente analisada pelo corpo técnico da Superintendência do Sul do Pará”. O INCRA disse, ainda que a área passa por uma vistoria e está sendo elaborado um relatório sobre o assunto.

A advogada Larissa Tavares, da Comissão Pastoral da Terra, explica que a disputa de terras, no Pará, é muito antiga, mas que se acirrou depois de 2019.

Segundo a Pastoral da Terra, o estado do Pará entre 1985 e 2019, registrou 28 massacres por disputa agrária, entre os 49 que ocorreram em todo o país, no mesmo período.

 

Edición: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educación

Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Deportes

Brasileiro fica com o bronze em prova de atletismo na Espanha

O corredor brasileiro Mikael de Jesus correu a prova de 400m com barreiras no Meeting Ibero-americano na cidade de Huelva, na Espanha. 

Baixar arquivo
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Deportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Deportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo