SP: Lei obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica

Publicado en 15/11/2021 - 14:53 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Entrou em vigor no estado de São Paulo, a lei que obriga os condomínios residenciais e comerciais a denunciarem casos de violência doméstica ou familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

De acordo com a lei, que foi sancionada há dois meses, os síndicos serão obrigados a comunicarem aos órgãos de segurança pública, dentro de 24 horas, qualquer indício de violência doméstica nas dependências do condomínio. 

Também será obrigatória a fixação de cartazes, placas ou comunicados nas áreas de uso comum dos condomínios divulgando a lei e incentivando os moradores a notificarem o síndico quando tomarem conhecimento da ocorrência de algum episódio de violência doméstica.

No Congresso Nacional, um projeto semelhante, do senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, segue em tramitação na Câmara dos Deputados após ter sido aprovado em setembro do ano passado no Senado. De acordo com informações da Câmara, o texto está atualmente em análise na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Casa.

Edición: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo