No Rio de Janeiro Dia da Consciência Negra terá atividades culturais

Publicado en 19/11/2021 - 17:32 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, neste sábado, 20 de novembro, começam às 6 horas da manhã, com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade.

Ás 9h da manhã, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, também no centro.

Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde e, em Padre Miguel, na zona oeste, o grupo Terreiro de Crioulo canta clássicos do samba.

À tarde, o governo do estado lança o edital Povos Tradicionais Presentes RJ, que prevê investimentos de R$ 5 milhões para premiar projetos desse segmento cultural.

Serão aceitas manifestações culturais nas áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia. As inscrições vão até o dia 04 de janeiro do ano que vem e as informações estão no site da secretaria de Cultura do estado.

O dia termina com a volta do baile Charme do viaduto de Madureira, na zona norte do Rio. Depois de quase dois anos sem passinhos, o maior evento do ritmo no país, retorna com a Noite da Consciência Negra.

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economía

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Salud

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Salud

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
General

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economía

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo