No Rio de Janeiro Dia da Consciência Negra terá atividades culturais

Publicado en 19/11/2021 - 17:32 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, neste sábado, 20 de novembro, começam às 6 horas da manhã, com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade.

Ás 9h da manhã, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, também no centro.

Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde e, em Padre Miguel, na zona oeste, o grupo Terreiro de Crioulo canta clássicos do samba.

À tarde, o governo do estado lança o edital Povos Tradicionais Presentes RJ, que prevê investimentos de R$ 5 milhões para premiar projetos desse segmento cultural.

Serão aceitas manifestações culturais nas áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia. As inscrições vão até o dia 04 de janeiro do ano que vem e as informações estão no site da secretaria de Cultura do estado.

O dia termina com a volta do baile Charme do viaduto de Madureira, na zona norte do Rio. Depois de quase dois anos sem passinhos, o maior evento do ritmo no país, retorna com a Noite da Consciência Negra.

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo