TJRJ libera documentos que contam a luta de escravos por liberdade

Publicado en 20/11/2021 - 14:15 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro liberou a consulta online de 1.360 documentos que contam as histórias de luta de homens e mulheres escravizados no Brasil. O lançamento faz parte das atividades pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste sábado.

De acordo com especialistas, mais de quatro milhões de pessoas escravizadas foram traficadas da África para o Brasil. Só no Rio de Janeiro, foram cerca de dois milhões.

O estado chegou a ter 46% de sua população composta por pessoas escravizadas. Entre eles, o líder quilombola Manoel Congo, que se manteve à frente de atos de luta e resistência, como a ação que aconteceu em 1838, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Paty do Alferes, na vila de Vassouras, no estado do Rio.

O movimento, que marcou a história, começou após o feitor de uma fazenda matar um escravo. Manoel Congo foi condenado à morte e executado na forca.

Outra peça de destaque no Arquivo histórico é o de Joana: mesmo de posse de sua carta de alforria, obtida com indenização de 320 mil réis, solicitou mandado de manutenção da liberdade. Os documentos mostram que ela fez o pedido à justiça a fim de assegurar seus direitos contra qualquer ameaça de ser novamente escravizada.

Todos esses processos e outros já estão digitalizados e podem ser acessados no terminal de consulta localizado portal do Museu da Justiça, na Internet.

Edición: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economía

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Salud

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Salud

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
General

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economía

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo