Cristo Redentor terá iluminação especial no Dia da Consciência Negra

Publicado en 20/11/2021 - 14:54 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Agência Brasil – Rio de Janeiro

O Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro conta com uma programação especial. Os eventos celebram a ancestralidade e homenageiam homens e mulheres negras que marcaram a história da cidade e a cultura do País.

Neste sábado, o Cristo Redentor ganha uma iluminação especial para marcar a data.// E logo mais, às quatro da tarde, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.

Às sete da noite, o Planetário do Rio, que ontem completou 51 anos de história, recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes. Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, a partir das 18 horas, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19 horas, com todos os solistas negros.

E a Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai reforçar o patrulhamento em diversos pontos da cidade, como no entorno do Monumento a Zumbi dos Palmares e no Cais do Valongo, importante espaço da cultura negra na cidade.

O comandante José Ricardo Soares, inspetor-geral da Guarda Municipal carioca explica que o Objetivo é impedir atos de vandalismo e também dar apoio às pessoas que realizam atividades culturais e homenagens no entorno dos monumentos que têm grande valor histórico e simbolismo no combate à discriminação.

Além do trabalho operacional, a Guarda Municipal promove diversas atividades culturais como rodas de capoeira e a exposição “Superando Barreiras”, na sede da instituição em São Cristóvão. A exposição homenageia duas personalidades do movimento negro no Brasil e no Rio de Janeiro: o marechal João Baptista de Mattos, que foi o primeiro homem negro a assumir a patente de marechal no país; e a desembargadora Ivone Ferreira Caetano, que foi a primeira juíza e desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro.

As atividades fazem parte da Agenda Novembro Negro Rio 2021, iniciativa promovida pela Prefeitura Carioca.

Edición: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educación

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do ENEM 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economía

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Deportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
General

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo