Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Publicado en 30/11/2021 - 12:45 Por Vanessa Casalino - Repórter da TV Brasil, para a Rádio Nacional - São Paulo

Cartas trocadas entre indígenas aqui do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras - hoje, o estado de Pernambuco. Nas cartas, o potiguara Filipe Camarão, aliado dos portugueses, apelava a Pedro Poti e a Antonio Paraupaba, que estavam do lado holandês, para que desistissem do confronto.

As cartas estão guardadas na Real Biblioteca de Haia, na Holanda, e vieram dos arquivos da Companhia das Índias Ocidentais. Hoje, o valor delas está em revelar um ponto de vista que não costuma aparecer nos livros de história: o dos próprios indígenas, com suas próprias palavras.

Ao longo da história, houve várias tentativas de traduzir as cartas. Eduardo Navarro finalmente conseguiu, graças a mais de uma década de pesquisa. O professor estuda, de maneira científica, o desenvolvimento do tupi antigo e tem diversas obras publicadas sobre o tema.

Edición: Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economía

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo
Economía

Turismo arrecadou em novembro de 2021 quase 20% a mais que em 2020

Pesquisa do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, aponta que o turismo nacional faturou cerca de R$ 14 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Baixar arquivo
Economía

RJ vai investir R$100 milhões em infraestrutura turística nas cidades

Entre as obras previstas estão construção, revitalização e reforma de infraestrutura urbana para adequação de espaços de interesse turístico, tais como saneamento básico, terminais rodoviários, fluviais e marítimos, entre outros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

31 barragens estão em estado de emergência em Minas Gerais

A previsão de novas chuvas reacende a preocupação sobre a situação das barragens espalhadas por Minas, algumas delas em estado crítico com chance de rompimentos e acidentes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em 2021, a Terra teve a 6ª maior temperatura já medida na história

O dado é resultado de análises independentes feitas pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Os cientistas usam o período de 1951 a 1980 como referência para medir a variação da temperatura global ao longo do tempo.

Baixar arquivo