Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

Publicado en 28/11/2021 - 10:15 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Mais de duas mil espécies de plantas, 400 de aves e 275 quedas d’água. Esses são alguns dos atrativos do Parque Nacional do Iguaçu, localizado no extremo oeste do Paraná. Aliás, as quedas d’água, conhecidas como as Cataratas do Iguaçu, estão entre as sete maravilhas naturais do mundo. 

Há exatos 35 anos, o parque entrou para a seleta lista do Patrimônio Natural Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A mineira Mariana Bomtempo conta que sempre sonhou em conhecer uma das sete maravilhas do mundo e que se emocionou com o passeio.
 
“Durante muitos anos eu sonhei conhecer uma das sete maravilhas da natureza, que são as Cataratas do Iguaçu. Estar, ali, diante daquelas inúmeras quedas d'água foi realmente uma coisa emocionante para mim. Foi um passeio incrível, o Parque Nacional do Iguaçu é muito bem organizado, os passeios são muito bacanas e eu acho que todo brasileiro deveria conhecer o Parque Nacional do Iguaçu”.
 
A criação do parque foi proposta, primeiramente, em 1876, pelo engenheiro André Rebouças ao imperador Dom Pedro II. Em 1916, o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, visitou a região e ficou tão encantado com a exuberância da paisagem que pediu ao governador do Paraná que fizesse a desapropriação daquelas terras. Três meses depois, o pedido foi atendido e um perímetro de 1.008 hectares foi declarado de utilidade pública. Mas, o Parque Nacional do Iguaçu somente foi criado oficialmente em 1939, por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas, que elevou a área protegida para 185 mil hectares.
 
A chefe-geral do parque, Cibele Munhoz Amato, diz que estar na lista do Patrimônio Natural Mundial da Unesco traz mais visibilidade e aumenta as ações de proteção do local.

*com supervisão de Paula de Castro

Edición: Paula de Castro / Nathália Mendes

Últimas notícias
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economía

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo
Salud

Rio para vacinação de crianças contra covid-19 por falta de doses

A prefeitura do Rio de Janeiro parou o calendário de vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade por falta de doses. A previsão inicial era imunizar, nesta quinta-feira, meninas de 10 anos.

Baixar arquivo
Economía

CNC estima que Auxílio Brasil injetará R$ 84 bilhões na economia

A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Baixar arquivo
Salud

Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 com a CoronaVac.

Baixar arquivo