Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Publicado en 29/11/2021 - 15:20 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cresceu o número de pessoas com dificuldade de manter as contas em dia. A inadimplência subiu em novembro para o maior patamar do ano, com mais de 26% (26,1%) das famílias relatando ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, eram cerca de 26% (25,6%). Os dados estão na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Para as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a proporção de endividados foi a maior já observada na série histórica do indicador, com aumento mensal de 69,5% para 70,3%.

De acordo com a pesquisa, as famílias com rendimento de até dez salários mínimos continuam recorrendo ao uso do cartão de crédito. Na passagem de outubro para novembro, o percentual de endividados nessa faixa de renda saltou de 75,9% para 77%. No mesmo mês do ano passado, o indicador registrava 67,9%, o que representa um aumento anual de quase dez pontos percentuais em 2021.

Ainda segundo com o levantamento, o prazo médio de atraso na quitação das dívidas também voltou a aumentar em novembro, chegando a 61 dias em média. E, apesar da queda de 1,4 ponto percentual na comparação anual, a proporção de atrasos acima de 90 dias é a maior desde agosto deste ano, alcançando aproximadamente 42% dos inadimplentes.

Edición: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
General

Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

pesquisa realizada pelo Imperial College pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

Baixar arquivo
Deportes

IBSA divulga calendário completo para o judô paralímpico em 2022

Entre os eventos previstos, há três etapas do Grand Prix, incluindo uma inédita no Brasil, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados dos jogos de futebol desta terça

Copa das Nações Africanas, Malawi empatou com o Senegal em 0 a 0, Zimbábue venceu Guiné por 2 a 1, Gabão e Marrocos empataram em 2 a 2, Gana perdeu para Comores por 3 a 2.  

Baixar arquivo
Educación

Inmetro alerta para padrões de qualidade de materiais escolares

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, definiu padrões de qualidade e segurança para 25 artigos usados nas aulas.

Baixar arquivo
Economía

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo
Economía

Turismo arrecadou em novembro de 2021 quase 20% a mais que em 2020

Pesquisa do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, aponta que o turismo nacional faturou cerca de R$ 14 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Baixar arquivo