Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Publicado en 29/11/2021 - 15:34 Por Rádio Nacional - Brasília

Um chimpanzé foi enviado ao espaço para uma missão pioneira em 29 de novembro de 1961. Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Enos recebeu treinamento por 16 meses, antes do lançamento. Para responder aos comandos, o treino incluía impulsos elétricos nos pés quando o chimpanzé não apresentava o comportamento desejado. Enquanto estava em órbita, Enos levou cerca de 70 choques durante os testes e execução das tarefas. A Nasa reuniu “dados sobre as demandas físicas e psicológicas, que seriam encontradas pelos astronautas durante o voo espacial”.

Alguns problemas técnicos na espaçonave fizeram com que a temperatura corporal do chimpanzé subisse e atingisse um estado febril. Diante dessa alteração física, os cientistas tomaram a decisão de interromper a viagem antes do início da terceira volta na Terra.

A Mercury-Atlas 5 retornou depois de três horas, 20 minutos e 59 segundos no espaço. Enos foi resgatado com ferimentos leves e acompanhado por especialistas até morrer, em consequência de disenteria, em novembro do ano seguinte - o que, segundo os cientistas, não tinha ligação com a ida ao espaço.

De acordo com a Nasa, a experiência mostrou que jovens chimpanzés podiam ser treinados para estudos de voo espacial.

O programa de teste com chimpanzés havia começado em 1959, dois anos antes da experiência pioneira com Enos. Antes dele, em janeiro de 1961, Ham, de três anos e meio, foi lançado ao espaço em uma missão que durou 16 minutos. Os chimpanzés astronautas são conhecidos em inglês como astrochimps.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edición: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
General

Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

pesquisa realizada pelo Imperial College pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

Baixar arquivo
Deportes

IBSA divulga calendário completo para o judô paralímpico em 2022

Entre os eventos previstos, há três etapas do Grand Prix, incluindo uma inédita no Brasil, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados dos jogos de futebol desta terça

Copa das Nações Africanas, Malawi empatou com o Senegal em 0 a 0, Zimbábue venceu Guiné por 2 a 1, Gabão e Marrocos empataram em 2 a 2, Gana perdeu para Comores por 3 a 2.  

Baixar arquivo
Educación

Inmetro alerta para padrões de qualidade de materiais escolares

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, definiu padrões de qualidade e segurança para 25 artigos usados nas aulas.

Baixar arquivo
Economía

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo
Economía

Turismo arrecadou em novembro de 2021 quase 20% a mais que em 2020

Pesquisa do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, aponta que o turismo nacional faturou cerca de R$ 14 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Baixar arquivo