MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar impactos na pesca e as reparações realizadas

Publicado en 29/11/2021 - 19:18 Por Igor Oliveira* - Estagiário da Rádio Cultura de Belém, para a Rádio Nacional - Belém

O Ministério Público Federal vai realizar no próximo dia 1º de dezembro uma audiência pública para ouvir os pescadores do rio Xingu que foram prejudicados pelos impactos da hidrelétrica de Belo Monte. A audiência vai apurar as transformações na pesca e verificar a efetividade das medidas de reparação e mitigação implementadas no licenciamento da Usina.

Para a audiência, o Ministério Público Federal convocou por meio digital representante dos pescadores de acordo com os quatro setores de pesca do Rio Xingu na área impactada por Belo Monte: do Remanso do reservatório; do reservatório principal; do trecho de vazão reduzida e da jusante da casa de força principal da Usina.

Os pescadores serão ouvidos presencialmente com áudio e vídeo disponibilizado aos demais em sala virtual, e também foram convidados representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que poderão participar de maneira remota.

Os pescadores que não quiserem falar durante audiência poderão fazer relatos pela sala de atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal, que vai funcionar durante o dia 1º de dezembro em caráter excepcional para atendimento dos pescadores que desejam prestar declarações a pesquisadores e representantes de instituições públicas ou privadas que atuam em áreas relacionadas ao objeto da audiência oitiva.

Poderão acompanhar o evento mediante o ingresso na sala virtual desde que solicitou formalmente a participação até às 6 horas da tarde do dia 30 deste mês audiência devem respeitar os protocolos de saúde prevenção da covid-19, sendo obrigatório uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação para ingresso nas dependências da unidade do Ministério Público Federal em Altamira, onde ocorrerá a oitiva.

*com supervisão de João Paulo Seabra

Edición: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
General

Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

pesquisa realizada pelo Imperial College pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

Baixar arquivo
Deportes

IBSA divulga calendário completo para o judô paralímpico em 2022

Entre os eventos previstos, há três etapas do Grand Prix, incluindo uma inédita no Brasil, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados dos jogos de futebol desta terça

Copa das Nações Africanas, Malawi empatou com o Senegal em 0 a 0, Zimbábue venceu Guiné por 2 a 1, Gabão e Marrocos empataram em 2 a 2, Gana perdeu para Comores por 3 a 2.  

Baixar arquivo
Educación

Inmetro alerta para padrões de qualidade de materiais escolares

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, definiu padrões de qualidade e segurança para 25 artigos usados nas aulas.

Baixar arquivo
Economía

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo
Economía

Turismo arrecadou em novembro de 2021 quase 20% a mais que em 2020

Pesquisa do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, aponta que o turismo nacional faturou cerca de R$ 14 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Baixar arquivo