Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

Publicado en 30/11/2021 - 12:20 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma carreta com 15 metros de extensão, adaptada para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais, começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira (30). O Busão das Artes apresenta o lado ambiental, que trata das bactérias e de seu papel no nosso ecossistema e um outro lado científico, que aborda nosso conhecimento sobe o organismo humano.

E, quem entrar no Busão vai descobrir, por exemplo, que há mais de um quatrilhão de bactérias na Terra, das quais 100 bilhões habitam o corpo humano, e 99,99% ainda sequer foram descobertas.

O projeto foi idealizado pelo curador Marcello Dantas, em parceria com o físico Luiz Alberto Rezende de Oliveira, ex-curador do Museu do Amanhã. Seu objetivo é educar, humanizar e sensibilizar, abordando dois temas urgentes e atuais: ciência e meio ambiente.

Rezende enfatiza que a ideia é juntar a fundamentação científica com a linguagem expressiva da arte para apresentar certas ideias.

A primeira parada do Busão é na praça Santos Dumont, na Gávea, zona sul do Rio. Ele fica estacionado  ali até o dia 17 de dezembro. Depois ficará no Parque de Madureira, na zona norte, entre os dias 6 de janeiro e 6 de fevereiro; e na Praça Mauá, no centro do Rio, de 10 de fevereiro a 24 de fevereiro.

Edición: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economía

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo
Salud

Rio para vacinação de crianças contra covid-19 por falta de doses

A prefeitura do Rio de Janeiro parou o calendário de vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade por falta de doses. A previsão inicial era imunizar, nesta quinta-feira, meninas de 10 anos.

Baixar arquivo
Economía

CNC estima que Auxílio Brasil injetará R$ 84 bilhões na economia

A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Baixar arquivo
Salud

Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 com a CoronaVac.

Baixar arquivo