Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Publicado en 30/11/2021 - 12:32 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que o programa de vigilância da covid-19 não identificou no estado, até o momento, amostra da nova variante Ômicron do coronavírus, descoberta na África do Sul.

A secretaria prometeu emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes. Entre os cuidados recomendados está a coleta de amostras, para realização de exame PCR, de pessoas que tenham vindo de fora do país nos últimos 14 dias, e que apresentem quadro de síndrome gripal.

A nota afirma, ainda, que esses casos deverão ser monitorados pelas vigilâncias municipais, por um período de 14 dias, a partir do início dos sintomas, e notificados por meio dos canais oficiais. As amostras positivas serão enviadas para sequenciamento ao Laboratório Central (Lacen), instituição pública sob gestão da Fundação Saúde, vinculada ao governo do estado.

Ainda sobre a variante, considerada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, divulgou um vídeo convocando os adultos que não estão com o esquema vacinal completo a procurarem um posto de saúde. 

O prefeito falou também sobre as festas de fim de ano e carnaval. Segundo ele, os eventos - que ele considera importantes para a vida, principalmente econômica, do município - serão realizados caso haja condições seguras para isso. Paes admitiu inclusive que toda programação poderá ser cancelada, caso haja avanço da nova variante do coronavírus.

Edición: Vitória Elizabeth / Nathália Mendes

Últimas notícias
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economía

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo
Salud

Rio para vacinação de crianças contra covid-19 por falta de doses

A prefeitura do Rio de Janeiro parou o calendário de vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade por falta de doses. A previsão inicial era imunizar, nesta quinta-feira, meninas de 10 anos.

Baixar arquivo
Economía

CNC estima que Auxílio Brasil injetará R$ 84 bilhões na economia

A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Baixar arquivo
Salud

Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 com a CoronaVac.

Baixar arquivo