Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

Publicado en 30/11/2021 - 15:23 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 2 pontos na passagem de outubro para novembro deste ano. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador que, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação, segue se ajustando após a forte alta de setembro. Apesar da queda, o indicador que chegou a 129,3 pontos, está 14,2 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, de 115,1 pontos, período pré-pandemia de Covid-19 no país.

Para a economista da FGV, Anna Carolina Gouveia, apesar de ser a segunda queda consecutiva, o resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Ela salienta que o resultado do mês não inclui os efeitos da possível propagação da variante Ômicron no país, algo que pode ameaçar a atual tendência de queda da incerteza nos próximos meses.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a queda da incerteza foi provocada pelo recuo de 5,8 pontos do componente de mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online.

O componente de expectativas, construído a partir das previsões dos analistas econômicos, por outro lado, cresceu 14,2 pontos, a quarta alta consecutiva.

 

 

Edición: Leila dos Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justicia

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Salud

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economía

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justicia

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Salud

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Salud

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo