Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

Publicado en 30/11/2021 - 15:23 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 2 pontos na passagem de outubro para novembro deste ano. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador que, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação, segue se ajustando após a forte alta de setembro. Apesar da queda, o indicador que chegou a 129,3 pontos, está 14,2 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, de 115,1 pontos, período pré-pandemia de Covid-19 no país.

Para a economista da FGV, Anna Carolina Gouveia, apesar de ser a segunda queda consecutiva, o resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Ela salienta que o resultado do mês não inclui os efeitos da possível propagação da variante Ômicron no país, algo que pode ameaçar a atual tendência de queda da incerteza nos próximos meses.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a queda da incerteza foi provocada pelo recuo de 5,8 pontos do componente de mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online.

O componente de expectativas, construído a partir das previsões dos analistas econômicos, por outro lado, cresceu 14,2 pontos, a quarta alta consecutiva.

 

 

Edición: Leila dos Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Com retorno do público ao cinema, bilheteria cresce 35% em 2021

Segundo Tiago Mafra, diretor da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, a reação veio com o avanço da vacinação e a reabertura gradual das salas a partir de 2021.

Baixar arquivo
Salud

Rio espera alto adesão à imunização de crianças contra covid-19

No momento em que começa a vacinação infantil contra covid, a cidade do Rio tem 12 crianças internadas, infectadas pela doença, de acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde.

Baixar arquivo
Salud

Covid: primeira criança a ser vacinada no RJ é do Morro da Providência

A pequena Marion Barbosa foi a primeira menina de 11 anos a receber a vacina na cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Na Copa das Nações Africanas, Gâmbia empatou com Mali em 1 a 1. Costa do Marfim e Serra Leoa empataram em 2 a 2. Tunísia venceu Mauritânia por 4 a 0. Argélia perdeu para Guiné Equatorial por 1 a 0.

Baixar arquivo
Deportes

Governo do Rio sanciona a criação de Centro Paralímpico em São Gonçalo

Segundo o governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, além de mais um espaço para desenvolver e aperfeiçoar os atletas em potencial, será mais uma forma de inclusão da pessoa com deficiência e dará mais acessibilidade à pratica do paradesporto.

Baixar arquivo
Salud

Há um ano, Brasil aplicava 1ª dose de vacina contra a covid-19

Naquele domingo, 17 de janeiro de 2021, os técnicos da Anvisa concluíram que as vantagens dessas vacinas eram muito maiores do que os riscos. E autorizaram o uso emergencial da CoronaVac e da AstraZeneca. Hoje, país tem 68% do total da população imunizada.

Baixar arquivo