Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Publicado en 02/12/2021 - 18:14 Por Sâmia Mendes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã. Quem se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio e nos dias das provas estava com alguma doença infectocontagiosa, como covid-19, sarampo e rubéola; ou teve problema de logística ou de infraestrutura, pode pedir a reaplicação – até as 23h59 desta sexta-feira (3).

Na documentação a ser enviada, por meio da Página do Participante, deve constar o nome completo da pessoa; o diagnóstico com a descrição da condição de saúde; o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (o CID); além da assinatura e da identificação do profissional, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina, do Ministério da Saúde ou de órgão competente; e a data do atendimento.

Além desses casos de doença, também podem solicitar a replicação os candidatos que não conseguiram fazer o exame por problemas logísticos, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas - como, desastres naturais, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ou erro de execução do procedimento de aplicação que represente prejuízo ao inscrito.

Segundo o Inep, quem tiver a solicitação aprovada poderá participar do exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Os nomes serão divulgados na própria Página do Participante.

Nessas datas, também será aplicado o exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade, e para os participantes que se inscreveram entre os dias 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

Edición: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo