Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Publicado en 03/12/2021 - 16:04 Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa Literatura 3.0 do Instituto Incluir, da Baixada Fluminense, que oferece livros com linguagem inclusiva como em Libras; o programa Acesso Cidadão, da prefeitura de João Pessoa, capital paraibana, que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado para pessoas com deficiência física são algumas das iniciativas vencedoras do primeiro Prêmio de Acessibilidade do governo federal.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (3), Dia internacional da Pessoa com Deficiência, em cerimônia no Palácio do Planalto. O prêmio é uma ação coordenada pelo Pátria Voluntária, que tem a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como presidente do conselho do programa, e apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Michelle Bolsonaro afirmou que o prêmio foi inspirado no bombeiro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Walker Sousa, que tornou os atendimentos inclusivos, por ter aprendido a Língua Brasileira de Sinais.

Já Damares Alves destacou que não haverá prêmio em dinheiro para os vencedores, mas a iniciativa os colocará em evidência. A ministra ainda detalhou quantas denúncias foram recebidas sobre violações de direitos de pessoas com deficiência.

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o tratado de Marraqueche, possibilitando à pessoas cegas ou com alguma deficiência visual acesso a obras publicadas, como livros e apostilas.

O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas, acima de dois anos de idade, com algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, divulgada agora em 2021.

 

Edición: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo