Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Publicado en 06/12/2021 - 14:01 Por Isidoro- Calixto - Repórter da Rádio Cultura FM Belém - Pará

O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial da Seaster. O balanço apresentado na última quarta-feira se trata de um perfil sobre o tráfico de pessoas no estado do Pará.

A pesquisa foi iniciada em 2021 e conduzida pelo técnico em gestão pública da Seaster, Alexandre Costa.

Os resultados revelam o perfil do usuário que acessa ao serviço de Proteção de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos.

O trabalho revelou que a um perfil de vítimas do tráfico que é predominante. Nesse caso, o estudo aponta para pessoas do gênero masculino, com idades entre 18 e 59 anos. O mesmo perfil está restrito à região do Tapajós e ao município de Itaituba. Já as regiões de integração: Guajará, Rio Capim, Marajó e Tocantins têm um perfil oposto, nesses locais, as vítimas são do gênero feminino, com idades entre 18 e 59 anos.

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no Estado. Além de sugerir que os serviços de acolhimento as vítimas, como o Paefi, realizem ações de prevenção a cooptações de indivíduos às redes do tráfico.

Últimas notícias
Salud

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economía

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo
Salud

Rio para vacinação de crianças contra covid-19 por falta de doses

A prefeitura do Rio de Janeiro parou o calendário de vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade por falta de doses. A previsão inicial era imunizar, nesta quinta-feira, meninas de 10 anos.

Baixar arquivo
Economía

CNC estima que Auxílio Brasil injetará R$ 84 bilhões na economia

A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Baixar arquivo