Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Publicado en 09/12/2021 - 09:47 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Desde 2018, cerca de 60 mil pessoas refugiadas foram transferidas para mais de 730 municípios brasileiros, em todos os estados e no Distrito Federal

Segundo a pesquisa, as pessoas que aderiram à estratégia de se mudar para outras cidades, conseguiram mais oportunidades de emprego e renda do que aquelas que permaneceram em abrigos mantidos pela Operação Acolhida em Roraima.

90% destas pessoas conseguiram alugar uma casa para morar  depois de interiorizadas. Mas segundo a pesquisa, existem algumas diferenças sociais percebidas nos dois grupos de refugiados e migrantes. As mulheres e as crianças apresentam maiores vulnerabilidades, sobretudo as mulheres negras.

A agência ONU Mulheres participou da pesquisa e colheu esses dados. É o que mostra Flávia Muniz, especialista em Empoderamento Econômico de Refugiadas e Migrantes.

Outro dado que chama atenção é a taxa de crianças em creches e escolas. A cada 10 mulheres com filhos, apenas sete conseguem fazer a matrícula deles.

Quando falamos em mercado de trabalho, a taxa de desocupação entre os interiorizados é de 17,8%, já entre os abrigados chega há 30,7%.

As entrevistas foram realizadas entre junho e setembro deste ano, pela ONU Mulheres, pelo Fundo de População das Nações Unidas e pela ACNUR, Agência da ONU para Refugiados.

*Com supervisão de Roberto Piza.

Últimas notícias
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Salud

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo