Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Publicado en 09/12/2021 - 09:47 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Desde 2018, cerca de 60 mil pessoas refugiadas foram transferidas para mais de 730 municípios brasileiros, em todos os estados e no Distrito Federal

Segundo a pesquisa, as pessoas que aderiram à estratégia de se mudar para outras cidades, conseguiram mais oportunidades de emprego e renda do que aquelas que permaneceram em abrigos mantidos pela Operação Acolhida em Roraima.

90% destas pessoas conseguiram alugar uma casa para morar  depois de interiorizadas. Mas segundo a pesquisa, existem algumas diferenças sociais percebidas nos dois grupos de refugiados e migrantes. As mulheres e as crianças apresentam maiores vulnerabilidades, sobretudo as mulheres negras.

A agência ONU Mulheres participou da pesquisa e colheu esses dados. É o que mostra Flávia Muniz, especialista em Empoderamento Econômico de Refugiadas e Migrantes.

Outro dado que chama atenção é a taxa de crianças em creches e escolas. A cada 10 mulheres com filhos, apenas sete conseguem fazer a matrícula deles.

Quando falamos em mercado de trabalho, a taxa de desocupação entre os interiorizados é de 17,8%, já entre os abrigados chega há 30,7%.

As entrevistas foram realizadas entre junho e setembro deste ano, pela ONU Mulheres, pelo Fundo de População das Nações Unidas e pela ACNUR, Agência da ONU para Refugiados.

*Com supervisão de Roberto Piza.

Últimas notícias
General

Rio lança auxílio para mulheres em situação de violência doméstica

No Rio de Janeiro, mulheres vítimas de violência doméstica e em vulnerabilidade econômica ou social já podem ter acesso ao Cartão Carioca, no valor de R$ 400.

Baixar arquivo
General

Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

pesquisa realizada pelo Imperial College pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

Baixar arquivo
Deportes

IBSA divulga calendário completo para o judô paralímpico em 2022

Entre os eventos previstos, há três etapas do Grand Prix, incluindo uma inédita no Brasil, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados dos jogos de futebol dessa terça

Copa das Nações Africanas, Malawi empatou com o Senegal em 0 a 0, Zimbábue venceu Guiné por 2 a 1, Gabão e Marrocos empataram em 2 a 2, Gana perdeu para Comores por 3 a 2.  

Baixar arquivo
Educación

Inmetro alerta para padrões de qualidade de materiais escolares

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, definiu padrões de qualidade e segurança para 25 artigos usados nas aulas.

Baixar arquivo
Economía

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo