Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

Publicado en 09/12/2021 - 10:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro vai ser retomada nesta sexta-feira, depois de ficar suspensa por uma semana por falta do imunizante. As 100 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde ao estado, na noite desta quarta-feira, foram todas direcionadas ao município para abastecer os postos e clínicas da família do Rio.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está em 60,6% da população. E, assim, conter o surto de influenza que atinge a cidade, com registros de mais de 21 mil casos nas últimas três semanas.

Nesta quinta-feira, entrou em funcionamento, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste, o segundo centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A primeira unidade, no Complexo do Alemão, começou a funcionar nesta quarta e atendeu 496 pessoas. Em cada uma delas, a expectativa é atender até 500 pacientes por dia com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, além de realizar testagem para covid-19, conforme indicação médica.

Os centros ficam abertos das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, nos próximos dias, outros três centros devem ser abertos na cidade, garantindo melhor atendimento à população.

Também nesta quarta-feira, o Instituto Butantan anunciou a doação de 400 mil doses da vacina contra a gripe para o Rio. De acordo com o Butantan, as doses doadas chegarão ao Rio no máximo até esta sexta-feira.

Outra ajuda para conter o surto de influenza na capital fluminense, vem do governo do estado, com a instalação de tendas junto às UPAs, Unidades de Pronto Atendimento. Em uma semana, mais de cinco mil pessoas foram atendidas nas estruturas montadas junto às UPAs de Marechal Hermes, Tijuca e Botafogo. E, nos próximos dias, mais duas tendas entrarão em funcionamento nas UPAs da Penha e de Jacarepaguá.

Edición: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo