Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

Publicado en 09/12/2021 - 10:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro vai ser retomada nesta sexta-feira, depois de ficar suspensa por uma semana por falta do imunizante. As 100 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde ao estado, na noite desta quarta-feira, foram todas direcionadas ao município para abastecer os postos e clínicas da família do Rio.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está em 60,6% da população. E, assim, conter o surto de influenza que atinge a cidade, com registros de mais de 21 mil casos nas últimas três semanas.

Nesta quinta-feira, entrou em funcionamento, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste, o segundo centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A primeira unidade, no Complexo do Alemão, começou a funcionar nesta quarta e atendeu 496 pessoas. Em cada uma delas, a expectativa é atender até 500 pacientes por dia com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, além de realizar testagem para covid-19, conforme indicação médica.

Os centros ficam abertos das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, nos próximos dias, outros três centros devem ser abertos na cidade, garantindo melhor atendimento à população.

Também nesta quarta-feira, o Instituto Butantan anunciou a doação de 400 mil doses da vacina contra a gripe para o Rio. De acordo com o Butantan, as doses doadas chegarão ao Rio no máximo até esta sexta-feira.

Outra ajuda para conter o surto de influenza na capital fluminense, vem do governo do estado, com a instalação de tendas junto às UPAs, Unidades de Pronto Atendimento. Em uma semana, mais de cinco mil pessoas foram atendidas nas estruturas montadas junto às UPAs de Marechal Hermes, Tijuca e Botafogo. E, nos próximos dias, mais duas tendas entrarão em funcionamento nas UPAs da Penha e de Jacarepaguá.

Edición: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
General

Rio lança auxílio para mulheres em situação de violência doméstica

No Rio de Janeiro, mulheres vítimas de violência doméstica e em vulnerabilidade econômica ou social já podem ter acesso ao Cartão Carioca, no valor de R$ 400.

Baixar arquivo
General

Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

pesquisa realizada pelo Imperial College pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

Baixar arquivo
Deportes

IBSA divulga calendário completo para o judô paralímpico em 2022

Entre os eventos previstos, há três etapas do Grand Prix, incluindo uma inédita no Brasil, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados dos jogos de futebol dessa terça

Copa das Nações Africanas, Malawi empatou com o Senegal em 0 a 0, Zimbábue venceu Guiné por 2 a 1, Gabão e Marrocos empataram em 2 a 2, Gana perdeu para Comores por 3 a 2.  

Baixar arquivo
Educación

Inmetro alerta para padrões de qualidade de materiais escolares

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, definiu padrões de qualidade e segurança para 25 artigos usados nas aulas.

Baixar arquivo
Economía

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo