Plataforma online vai unificar registros públicos de cartórios do país

Publicado en 29/12/2021 - 08:09 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você já tentou emitir uma certidão ou conferir um registro público? Se sim, provavelmente teve trabalho. Normalmente a gente precisa ir até um cartório, que muitas vezes é longe da nossa casa e só funciona no horário em que estamos trabalhando. Além disso, as taxas, os procedimentos e os prazos para emissão de documentos não são padronizados.
 

Uma medida provisória que entrou em vigor nesta terça-feira vai permitir que as pessoas sejam atendidas pelos cartórios sem sair de casa, como explica o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.
 

A medida provisória prevê a implantação do Serp, Sistema Eletrônico dos Registros Públicos. Todos os cartórios do país têm 13 meses para se conectarem à plataforma. O prazo termina no dia 31 de janeiro de 2023. Vai ser no Serp que os atos e negócios jurídicos serão registrados e consultados eletronicamente. Também será possível acessar à distância as informações sobre garantias de bens móveis e imóveis, enviar documentos e emitir certidões.
 

Além dos novos documentos, que já serão expedidos em formato digital, os cartórios devem digitalizar todos os documentos que já existem em seus acervos. Nesse caso, não existe prazo, porque cada cartório possui diferentes quantidades de documentos, mas a orientação do Ministério da Economia é que isso seja feito sob demanda.
 

Por exemplo, uma pessoa solicita a confirmação da autenticidade de uma certidão de registro que só existe no papel. Aí, o cartório digitaliza o documento para enviar para a pessoa e já aproveita para colocar essa certidão no acervo virtual.
 

O subsecretário de Política Microeconômica da SPE, Emmanuel Sousa de Abreu, destacou as principais mudanças que vão ocorrer nos cartórios.
 

A adoção do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos vai permitir, ainda, a consulta do registro de bens móveis usados como garantias nos empréstimos, como na compra da casa própria ou de crédito para empresas. E vai conectar as bases de dados de todos os cartórios do país.
 

A Medida Provisória que cria o Serp ainda precisa ser confirmada pelo Congresso Nacional, até o fim do mês de maio. E a regulamentação do sistema será feita pelo Conselho Nacional de Justiça.

Edición: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo