Quilombos de SP querem doar alimentos a quem tem fome na capital

Vaquinha virtual quer garantir o envio de 10 toneladas de comida

Publicado en 01/01/2022 - 08:31 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os alimentos produzidos pelos quilombos do Vale do Ribeira, no sul de São Paulo, podem ser doados para comunidades de baixa renda da periferia da capital paulista.

Para isso acontecer, uma vaquinha virtual tenta arrecadar R$ 50 mil para comprar 10 toneladas de alimentos produzidos em roças quilombolas que vão ser entregues às famílias da Favela São Remo, na zona oeste da capital.

A campanha nasceu de uma parceria entre o Museu Afro Brasil e a Cooperquivale, a cooperativa dos quilombos do Vale do Ribeira.

Uma das principais fontes de renda da cooperativa era o fornecimento de merenda escolar. Com a suspensão das aulas, os quilombolas tiveram muito prejuízo.

A saída foi firmar parcerias com a sociedade civil. Antes do Museu Afro Brasil, os quilombolas já tinham se unido à Coalização Negra por Direitos na campanha Tem Gente Com Fome. Desde maio de 2020 já foram doadas mais de 350 toneladas de alimentos.

Para Zeni Florindo dos Santos, do quilombo Ivaporunduva, seu trabalho ganhou ainda mais importância. Segundo ela, o plantio deixou de ser para subsistência e passou a ajudar famílias inteiras.

O Vale do Ribeira concentra o maior número de comunidades remanescentes de quilombos do estado de São Paulo e é nesse território que são cultivados mais de 70 alimentos diferentes como banana, abóbora, feijão, batata doce, etc, num sistema de produção que já foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN.

Tecnologia que Adan Pereira, do quilombo Sapatu, explica como funciona. Segundo ele, a lavoura não destrói a floresta, garantindo a diversidade de produtos numa mesma área, o que diferencia-se da monocultura de grandes fazendas.

Quem quiser participar da campanha pode fazer sua doação pelo site benfeitoria.com, no projeto Dos Quilombos às Periferias: resistência contra fome. As doações a partir de R$ 20 podem ser feitas até o dia 9 de janeiro.

No Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas estão passando fome, de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar.

Edición: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo