Saiba como corrigir seu cadastro de CPF para evitar golpes

Publicado en 06/01/2022 - 13:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nos últimos meses, a Receita Federal vem sendo procurada por muitos brasileiros alegando terem sido vítimas de golpes na internet relacionados ao CPF.

Ao navegar na rede, é comum encontrarmos anúncios de sites que prometem a regularização do Cadastro de Pessoa Física em troca do pagamento de uma taxa. No entanto, além de não realizarem o serviço, muitas vezes esses sites se apropriam do dinheiro e dos dados do solicitante.

Esse tipo de fraude também costuma ser oferecida com frequência pelo e-mail. O chefe de divisão do Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal, Valdimir de Castro, ressaltou que o golpe do CPF também está crescendo via mensagens SMS.

Para evitar esse tipo de fraude, a Receita Federal sugere desconfiar dos sites que oferecem o serviço em troca de pagamento, já que a regularização do CPF é gratuita e feita direto no site da instituição. Valdimir de Castro também orienta que os cidadãos fiquem atentos se estão, de fato, solicitando o serviço no site oficial da Receita Federal.

Para regularizar o CPF no site da Receita Federal, basta acessar a opção "Meu CPF". Nessa página, o cidadão encontra orientações de como corrigir a situação cadastral do documento — que pode ser desde a inconsistência nos dados do cadastro até a falta da Declaração do Imposto de Renda.

Edición: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economía

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economía

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo