Wilson Witzel recorre ao STF para voltar ao governo do RJ

Publicado en 14/01/2022 - 16:58 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Afastado do cargo desde abril do ano passado, devido a um processo de impeachment, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal para reaver a cadeira no Palácio Guanabara.

A defesa de Witzel pediu à corte, no final de dezembro, que reconsidere a decisão que o tirou do comando do executivo fluminense, de forma a suspender a condenação imposta pelo Tribunal Especial Misto, e que determine seu imediato retorno ao exercício pleno das funções de governador do estado.

A defesa alega que  as provas que embasaram a  abertura do processo de impeachment foram ilícitas. O pedido da defesa tem como relator no STF o ministro Alexandre de Moraes, que abriu vista para manifestação da Procuradoria Geral da República.

No processo de impeachment, Wilson Witzel foi condenado por crimes de responsabilidade na gestão da pandemia de covid. O então governador foi responsabilizado por irregularidades e desvios de recursos em contratos na área da saúde, inclusive para construção e gestão de hospitais de campanha para tratar dos pacientes infectados pelo coronavírus no pior momento da pandemia.

Edición: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo