Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Publicado en 17/01/2022 - 13:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nove em cada dez artistas ligados ao mercado musical afirmam ter perdido dinheiro durante a pandemia de covid-19. Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing.

A pesquisa ouviu 611 músicos e 37 empresas em dezembro de 2021. 89% dos entrevistados responderam que passaram a ganhar menos dinheiro durante a pandemia.

Este é o caso do músico, compositor e produtor Billy Brandão. O artista disse que a pandemia diminuiu muito os ganhos dele relacionados a shows e gravações. No entanto, Billy conseguiu manter uma parte da renda com outras atividades relacionadas à música, que ele pôde realizar por meio da internet.

Outro dado trazido pela pesquisa aponta que metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. Um em cada quatro entrevistados afirmou ter perdido até 80% dos rendimentos.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Publicações da ESPM Rio, Ana Erthal, disse que os resultados do levantamento foram muito semelhantes aos números obtidos na primeira pesquisa realizada com músicos no final de 2020.

Apesar de a pandemia ter afetado o sustento dos profissionais do mercado musical, a coordenadora de comunicação da União Brasileira dos Compositores, Milla Ventura, destacou que a pesquisa também trouxe um dado positivo: a resiliência e a paixão dos músicos diante de um cenário adverso.

A pesquisa da ESPM também levantou as expectativas dos artistas sobre a volta das apresentações com plateias. 39% dos entrevistados acreditam que os eventos vão ter grande adesão de público, devido à demanda reprimida pelo confinamento. Um número menor de artistas, 11% dos entrevistados, afirma que as apresentações ao vivo vão ter público reduzido, devido ao medo de novas variantes.

Edición: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justicia

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Salud

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
General

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
General

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo