Com retorno do público ao cinema, bilheteria cresce 35% em 2021

Publicado en 17/01/2022 - 12:01 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid afastou o público das salas de cinema e o faturamento no setor foi fortemente atingido a partir de março de 2020. No ano passado, houve uma reação, com aumento de 35% no total de bilheteria no Brasil, em relação ao ano anterior. Segundo Tiago Mafra, diretor da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, a reação veio com o avanço da vacinação e a reabertura gradual das salas a partir de 2021.

Tiago Mafra relata que, no final de 2019, havia cerca de 3.500 salas em funcionamento no país, número que caiu para três mil salas em dezembro do ano passado. Lembrando que em 2020, depois que a pandemia foi reconhecida, todas as salas fecharam. Agora o público também começou a voltar, embora esteja muito menor do que antes da pandemia, aponta o diretor da Ancine.

Além da produção de filmes nacionais ter sido menor em 2020, comparando ao período pré-pandemia, segundo Tiago Mafra, 90% do faturamento do cinema nacional em 2020 se deve a apenas um filme: Minha mãe é uma peça 3, lançado ainda em 2019.

Já para os filmes internacionais, o faturamento se recuperou melhor no Brasil no ano passado, impulsionado com o lançamento de O Homem Aranha. Foram quase R$ 830 milhões arrecadados em 2021, contra R$ 480 milhões em 2020. O diretor da Ancine acredita que 2022 vai sinalizar a retomada do crescimento do cinema nacional.

Edición: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justicia

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Salud

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
General

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
General

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo