SP: sindicato se reúne com Fenaban sobre volta do home office

Publicado en 18/01/2022 - 12:20 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Diante do aumento de casos de covid entre os bancários em São Paulo, uma reunião prevista para terça-feira entre o Sindicato da categoria e a Fenaban, a Federação Nacional dos Bancos, vai discutir novas medidas protetivas para os funcionários como a retomada e ampliação do regime de trabalho remoto.

Desde o dia 7 de janeiro, levantamento do sindicato aponta que 478 agências bancárias em São Paulo tiveram o atendimento interrompido por causa do aumento de casos de covid-19 entre os funcionários. A orientação é em caso positivo para a doença, a agência é fechada por 12 horas e passa por higienização.

Ainda de acordo com o sindicato, ao menos 500 bancários tiveram covid-19 no período. A entidade informou que tem atuado para que os protocolos de segurança sejam respeitados, com a sanitização das agências, afastamento de bancários com suspeita de contaminação e testagem de funcionários próximos.

A Febraban, entidade a qual a Fenaban faz parte, por sua vez, informou que não tem o levantamento das agências fechadas para higienização devido à covid-19. E que nos casos de contaminação confirmada, as agências passam pelo processo já determinado desde o início da pandemia em 2020, que é o de fechamento da agência e higienização, e que os protocolos de atendimento e distanciamento permanecem vigentes sem qualquer alteração.

Além disso, a orientação que a Febraban dá aos clientes é de utilizarem os canais digitais, uma vez que vários serviços como pagamento de contas, transferências, consulta de saldo e extrato, entre outros, estão disponíveis em aplicativos ou pelo site dos bancos. A Febraban informou que, em 2020, 67% das operações foram realizadas pelo celular ou computadores e que as agências bancárias são responsáveis por apenas 3% do total das transações e que os eventuais fechamentos para higienizações e descontaminação não comprometem o atendimento aos clientes.

 

Últimas notícias
Justicia

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Deportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Salud

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo