Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

Em janeiro, índice da FGV registrou 1,79% de alta

Publicado en 17/01/2022 - 14:08 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro. O resultado ficou acima da variação de dezembro, que foi negativa em 0,14%. Com a apuração de janeiro, divulgada nesta segunda-feira, o IGP-10 acumula alta de 17,82% em 12 meses.

De acordo com o coordenador dos índices de preços da FGV, André Braz, o indicador foi influenciado pelo aumento nos preços das commodities,  produtos elaborados em larga escala e que funcionam como matéria-prima.

Já o Índice de Preços ao Consumidor variou 0,40% em janeiro, contra 1,08% no mês anterior. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação: transportes, educação, leitura e recreação, comunicação, despesas diversas e habitação. Entre as principais contribuições para este movimento estão combustíveis e lubrificantes e também passagem aérea.

O outro componente do IGP-10, o INCC,  Índice Nacional de Custo da Construção, teve variação de 0,50% este mês. Em dezembro, a taxa ficou em 0,54%.

 

Edición: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justicia

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Salud

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
General

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
General

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo