Caderneta da Criança vai ajudar na indicação de risco para autismo

Formulário não determina o diagnóstico de TEA

Publicado en 18/01/2022 - 10:23 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir de março serão distribuídas em todo o país a versão impressa da 3ª edição da Caderneta da Criança. A edição de 2022 para as crianças que nasceram a partir de março traz um formulário especial que ajuda na indicação de um possível risco da criança para o transtorno do espectro autista (TEA).

A facilidade vem por meio de um questionário usado mundialmente, que deve ser respondido pela família junto com o profissional de saúde a partir da idade de um ano e quatro meses, como explica Janini Ginani, coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Ela alerta ainda que esse formulário não determina o diagnóstico.

A Caderneta da Criança traz outras informações além da saúde, como dicas para o estímulo precoce à leitura.

O documento detalha ainda o calendário de imunização nacional para as crianças. Em relação à vacinação, a secretária destaca que é importante que os pais atualizem as vacinas, principalmente no contexto da pandemia.

As famílias não precisam trocar a caderneta para a nova versão. A antiga segue atualizada e pode continuar sendo utilizada. O novo documento é para as novas crianças a partir de março de 2022.

Edición: Renata Batista

Últimas notícias
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
General

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economía

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
General

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
General

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo