Censo 2022: prazo de inscrição para concurso do IBGE termina na sexta

São duzentas mil vagas temporárias em diferentes cargos

Publicado en 18/01/2022 - 10:53 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Prazo de inscrições para o concurso do IBGE termina nesta sexta feira, dia 21 de janeiro. Os aprovados vão trabalhar na realização do Censo em agosto deste ano.

São duzentas mil vagas temporárias em diferentes cargos. As oportunidades são para quem terminou ensino fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com a função, podendo chegar a R$ 4.200.

De acordo com o IBGE, mais de 210 milhões de brasileiros, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores do Censo 2022 nos 5.570 municípios do país.

É o que afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.

A declaração de Rios Neto foi durante entrevista exclusiva ao programa Voz do Brasil nessa segunda-feira (17).

O presidente do IBGE explicou que por causa da pandemia, neste ano, o IBGE aprimorou um modelo misto de coleta de dados com a inclusão do agendamento de entrevistas por telefone.

Realizado a cada dez anos, o Censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

Diversos indicadores serão analisados. Entre eles a identificação étnico-racial, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e renda, mortalidade e autismo.

O censo estava planejado para 2020, mas foi adiado por causa da pandemia.

Já em 2021 não havia dinheiro no orçamento para realizar o censo. 88% da previsão foi cortada pelo Congresso e o projeto sancionado pelo governo federal.

Os valores para a pesquisa em 2022 só foram liberados após decisão do Supremo Tribunal Federal.

Edición: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo