31 barragens estão em estado de emergência em Minas Gerais

Situação acende a preocupação com acidentes no estado

Publicado en 18/01/2022 - 20:11 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de um fim de semana mais seco em relação ao início do ano, o temor de novas chuvas intensas volta a pairar sobre Minas Gerais. O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta para os próximos dias, que inclui risco de alagamentos no estado.

Essa probabilidade reacende a preocupação sobre a situação das barragens espalhadas por Minas, algumas delas em estado crítico com chance de rompimentos e acidentes.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 900 barragens mapeadas pela ANM, a Agência Nacional de Mineração. Segundo o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Pedro Paulo Dias, metade delas são pequenas demais para oferecer algum risco de acidente. Das cerca de 450 barragens restantes — que têm um porte mais significativo — o secretário conta que 31 estão em estado de emergência em Minas Gerais, com três já no nível máximo de alerta.

A situação de risco das barragens pode mudar a qualquer momento, principalmente se houver excesso ou diminuição das chuvas. Por isso, a ANM informou que está intensificando as visitas de vistoria e orientação. A agência disse ainda que as pessoas que vivem nas proximidades das barragens em nível 3 de alerta já foram retiradas desses locais.

As barragens em situação crítica são a B3/B4, em Nova Lima; a Forquilha 3, em Ouro Preto; e a Sul Superior, em Barão de Cocais. A Vale, empresa responsável por essas barragens, garantiu que elas não apresentam alterações estruturais e informou que as estruturas de contenção para o caso de acidentes estão em pleno funcionamento.

Edición: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justicia

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Salud

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
General

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
General

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo