Turismo arrecadou em novembro de 2021 quase 20% a mais que em 2020

Publicado en 18/01/2022 - 21:58 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O brasileiro voltou a viajar. A pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pelo Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, aponta que o turismo nacional faturou cerca de R$ 14 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.

 Apesar do número positivo, o setor continua 15,5% inferior ao nível pré-pandemia, medido em novembro de 2019.

O destaque é para o setor de transporte aéreo, com faturamento de R$ 4 bilhões no mês; alta de 63,3% em comparação a novembro de 2020. Mas, é 19% inferior ao apurado em 2019.

Morador de Brasília, o economista Heris Coutinho esperou a terceira dose da vacina contra à covid para tirar as férias. Ele conta que após dois anos sem viajar, aproveitou para ir à Fortaleza, no Ceará, mas manteve todos os cuidados sanitários como uso de máscara.

A Fecomercio-SP afirmou que os bons resultados de novembro podem ser sentidos pelo avanço da vacinação e as férias de verão. A federação considera provável uma nova leitura positiva em dezembro. Já o mês de janeiro deve sentir os impactos do avanço da variante ômicron.

O agente de viagens Yann Sampaio conta que o aumento é expressivo e está sendo sentido pelos profissionais do setor. Ele afirma que a procura por viagens tem aumentado nos últimos meses.

Nessa terça-feira (18), a Organização Mundial do Turismo, órgão ligado à ONU, soltou um comunicado com expectativa parecida para o setor em nível internacional. Segundo a OMT, as viagens de turismo ao exterior não devem recuperar os níveis pré-pandemia antes de 2024. O levantamento publicado nesta terça-feira (18) prevê um começo de 2022 condicionado pela variante ômicron.

De acordo com texto, o ritmo da recuperação continua lento e desigual nas diferentes regiões do mundo, devido aos graus distintos de restrição à mobilidade, às taxas de vacinação e à confiança dos viajantes.

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo