Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

Publicado en 19/01/2022 - 09:50 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa realizada pelo Imperial College, de Londres, apontou que células de defesa desenvolvidas por outros vírus podem proteger contra o Sars-CoV-2 - vírus que causa covid-19.

A memória celular é responsável pelo reconhecimento de infecções no organismo e é composta por duas células, os linfócitos B e T. No caso das células T, o infectologista Renato Kfouri explica a diferença das naturais para as adaptativas.

Os 52 participantes da pesquisa fizeram um teste PCR assim que outro morador da mesma casa testou positivo. Alguns dias depois, foi realizado um novo teste, para descobrir se haviam contaminados.

Depois disso, foram realizados exames de sangue para medir os níveis de células T que reconheceram o SARS-CoV-2. Metade do grupo, 26 pessoas, não desenvolveram nenhuma infecção e mantiveram níveis elevados de linfócitos T, em comparação ao outro grupo.

As células T atuaram nas proteínas internas do SARS-CoV-2 e não na coroa do vírus, que é a parte externa.

Segundo o estudo, é preciso ter altas concentrações de células de defesa, para combater o vírus. Renato Kfouri diz que estudos como esse ajudam a sanar dúvidas que surgiram sobre a contaminação.

pesquisa foi publicada na revista científica Nature e pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

* Com supervisão de Roberto Piza.

Edición: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justicia

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Salud

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
General

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
General

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo