Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

Publicado en 20/01/2022 - 17:56 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro. A medida faz parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia.

Estão incluídos no programa os consumidores do ramo residencial, industrial, comércio, serviços, rural e serviço público. O benefício também vale para as residências que participaram do tarifa social de energia elétrica.

O benefício será concedido de forma automática, ou seja, quem atingiu o mínimo de 10% em redução de energia de setembro a dezembro de 2021, já vai receber o desconto na conta referente a este mês.

A meta de redução para cada local varia de acordo com as distribuidoras de energia. Cabe a elas informar aos clientes como atingir o consumo esperado.

Na prática, o consumidor receberá um bônus de 50 centavos por cada quilowatt-hora do total da energia economizada. O bônus é limitado a 20% da redução de energia.

Algumas medidas podem reduzir o consumo de energia em casa como não mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado, diminuir o tempo de banhos quentes e reduzir a frequência do uso do ferro de passar roupas ao longo da semana.

Para mais informações sobre o benefício, é só acessar a página da Agência Nacional de Energia Elétrica: aneel.gov.br.

Outras dicas para baixar o preço da conta de luz estão na cartilha do Ministério de Minas e Energia disponível no site gov.br/mme.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edición: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
General

Terreno quilombola no Maranhão corre risco de ir a leião

Um terreno quilombola com 96 famílias corre o risco de ir a leilão para pagar dívida de ex-prefeito. O leilão foi suspenso mas ainda pode ser realizado até o próximo mês.

Baixar arquivo
General

Cinco estados do Nordeste seguem em alerta por conta de fortes chuvas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o aviso de "chuvas intensas" e de perigo durante esta quinta-feira na região que vai do Rio Grande do Norte até Sergipe.

Baixar arquivo
General

Justiça mantém prisão de delegados Adriana Belém e Marcos Cipriano

A decisão é do desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça que, negou os habeas corpus pedidos pela defesa dos dois policiais civis, presos na Operação Calígula, no dia 11 deste mês pelo Ministério Público do Estado do Rio.

Baixar arquivo
Educación

Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Deportes

Brasileiro fica com o bronze em prova de atletismo na Espanha

O corredor brasileiro Mikael de Jesus correu a prova de 400m com barreiras no Meeting Ibero-americano na cidade de Huelva, na Espanha. 

Baixar arquivo
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo