Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

Publicado en 20/01/2022 - 20:57 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a hashtag “Não me afeta”, desde 2017, a psicóloga amazonense Carolina Sequeira, de 32 anos, usa as redes sociais para reunir fotos e incentivar o debate sobre o vitiligo. A campanha surgiu após uma página de memes fazer uma postagem preconceituosa sobre uma pessoa com a doença.

Aos 18 anos, Carolina Sequeira teve o diagnóstico de vitiligo. Para ela, no início foi difícil aceitar ser portadora de uma doença crônica. Mesmo assim, ela buscou tratamento com dermatologistas, inclusive bem distante de casa, no Rio de Janeiro, além de acompanhamento psicológico, e agora lida bem com a condição.

O dermatologista e professor aposentado da Universidade de Brasília Roberto Azambuja explica que o vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. O médico ressalta que a causa da doença não é conhecida, apenas os fatores desencadeantes.

O médico explica que o vitiligo pode tomar várias formas: dos dois lados do corpo; com apenas uma mancha que não aumenta nem desaparece; de um lado só, seguindo o trajeto de um nervo; e há também o tipo progressivo, que vai aumentando até atingir toda a pele. Sobre o tratamento, doutor Azambuja explica que é individualizado e demorado.

O especialista ressalta que o vitiligo vulgar não tem sintomas físicos, havendo o risco de queimadura quando as manchas são extensas e o paciente não toma os devidos cuidados com a exposição solar. Já os sintomas psicológicos atrapalham principalmente aqueles que se sentem envergonhados e rejeitados por quem não conhece a doença.

Além de buscar ajuda profissional, conversar sobre a doença e manter relações sociais são estratégias usadas pela psicóloga Carolina Sequeira.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de um milhão de pessoas são portadoras do vitiligo no país. A doença pode surgir em qualquer idade, mas é mais frequente até os 20 anos.

Edición: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Salud

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo