Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Publicado en 21/01/2022 - 08:59 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas aqui.

Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico. Pode chegar a mais de 30 mil Ampères, com potência capaz de percorrer 5 km de distância.

Para o coordenador do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Osmar Pinto Junior, a localização do Brasil favorece a quantidade de descargas elétricas que recebe.

Em viagem para pescar com amigos, em Rondônia, o corretor de imóveis Fabricio Teixeira foi atingido por um raio e conta como foi.

Leandro Reis também foi atingido por uma descarga elétrica em uma área rural, durante uma tempestade. Por sorte, ele sofreu apenas pequenas lesões.

Em uma projeção feita pelo Inpe, entre os anos de 2081 e 2100, o Brasil deverá aumentar de 70 para 100 milhões a ocorrência de raios ao ano e se manter na liderança mundial de descargas elétricas, com a região norte no topo da lista do país.

*Com supervisão de Bianca Paiva


 

Edición: Bianca Paiva/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
General

Município do Tocantins quer privatizar praia por três anos

Praia Tartaruga, em Peixe, é um destino turístico popular na região. Prefeitura lançou edital que permite à empresa vencedora explorar estacionamento e a própria praia.

Baixar arquivo
Deportes

12 equipes disputam torneio de futebol de cegos em SP

Esta será a terceira edição do evento. Até 2017, aconteciam torneios apenas para as regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Deportes

CRB vence Sport e Ponte Preta fica no empate com a Chapecoense

E vamos começar com a Série B do Campeonato Brasileiro: o CRB venceu o Sport por 1 a 0 e a Ponte Preta empatou com Chapecoense em 0 a 0.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento permitirá que pretendentes aptos poderão visualizar as crianças e adolescentes disponíveis no cadastro de adoção.

Baixar arquivo
General

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (25)

Porto Velho, em Rondônia, tem sol entre nuvens, temperatura indicando entre 20 e 32º C.

Baixar arquivo
General

Sul: confira a previsão do tempo nesta quarta-feira (25)

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, apresenta poucas nuvens, com nevoeiro ou névoa úmida e temperatura oscilando entre 16 e 27º C.

Baixar arquivo