Corpo de Elza Soares é velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Publicado en 21/01/2022 - 11:17 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O corpo da cantora Elza Soares está sendo velado no saguão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde as 8h desta sexta-feira. Até as 10h, o velório é exclusivo para familiares e amigos e das 10h às 14h, será aberto ao público, que começou a fazer fila na porta do Theatro bem antes das 8h para dar o último adeus à cantora, que usou a força de sua voz contra o racismo e em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Depois do velório, o corpo segue em um carro do Corpo de Bombeiros em um cortejo, passando pela Avenida Atlântica, em Copacabana, até o cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste da cidade, onde será enterrado, às 4 horas da tarde.

Elza Soares, de 91 anos, morreu na tarde dessa quinta-feira, de causas naturais, em sua casa, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Ao todo, Elza gravou 34 discos e, além do samba, cantou ritmos como o hip hop, funk e a música eletrônica. Em 2000, a BBC, em Londres, lhe deu o título de Voz do Milênio.

Seu último show foi em um festival em Belém, no Pará, em dezembro do ano passado.

Nas redes sociais são muitas as manifestações de carinho, de artistas, políticos e anônimos.

A cantora pop Beyoncé também fez homenagem à Elza na página oficial de sua instituição de caridade.

Em depoimento emocionado, Paulinho da Viola lembra que Elza foi uma mulher que lutou desde muito cedo contra várias formas de opressão e cuja contribuição vai além do universo da música brasileira.

O legado de Elza se estende para a área acadêmica. A doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Uerj, Juliana Ribeiro, estuda a sabedoria das mulheres negras nos cotidianos e na produção de conhecimento. Desde a dissertação de mestrado, Elza tem sido inspiração.

Em 2020, Elza foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora. A escola fez uma homenagem, na quadra, decretou luto de três dias e cancelou o ensaio de sábado.

O governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também decretaram luto de três dias

Edición: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Há 10 anos, Space X realizava missão comercial para a Estação Espacial

A Space X foi fundada em 2002 pelo empresário Elon Musk. Em 2010, a sonda Dragon entrou em órbita pela primeira vez. E dois anos depois, a cápsula não tripulada foi lançada pelo foguete Falcon 9 a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
General

Município do Tocantins quer privatizar praia por três anos

Praia Tartaruga, em Peixe, é um destino turístico popular na região. Prefeitura lançou edital que permite à empresa vencedora explorar estacionamento e a própria praia.

Baixar arquivo
Deportes

12 equipes disputam torneio de futebol de cegos em SP

Esta será a terceira edição do evento. Até 2017, aconteciam torneios apenas para as regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Deportes

CRB vence Sport e Ponte Preta fica no empate com a Chapecoense

E vamos começar com a Série B do Campeonato Brasileiro: o CRB venceu o Sport por 1 a 0 e a Ponte Preta empatou com Chapecoense em 0 a 0.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento permitirá que pretendentes aptos poderão visualizar as crianças e adolescentes disponíveis no cadastro de adoção.

Baixar arquivo
General

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (25)

Porto Velho, em Rondônia, tem sol entre nuvens, temperatura indicando entre 20 e 32º C.

Baixar arquivo