Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Publicado en 21/01/2022 - 15:41 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país. Antes de embarcar de volta ao Brasil, Bolsonaro postou nas redes sociais um vídeo com imagens da mãe e anunciou a morte dela.

Olinda Bonturi Bolsonaro morreu aos 94 anos, nesta sexta, após quatro dias de internação em um hospital particular na cidade de Registro, a cerca de 60 km de Eldorado, onde morava. Jair Bolsonaro seguiu para o município depois que desembarcou em São Paulo.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse ter conversado com Bolsonaro para prestar condolências, quando ele embarcava de volta para o Brasil. Mourão informou que não pretende ir até o velório, por entender que é um momento “da família” e, também, devido à pandemia.

O senador Flávio Bolsonaro, neto de Olinda, republicou o post do presidente e, depois, se dirigiu à avó, no Twitter, a quem agradeceu “por tudo”. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, publicou uma passagem bíblica e disse estar em oração pela própria família.

A equipe do governo prestou condolências ao presidente Bolsonaro, por meio de uma nota da Secretaria de Comunicação da Presidência. De forma individual, alguns membros do governo manifestaram pesar nas redes sociais.

A ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, desejou força aos familiares e “que Deus console a família”. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também na rede social, registrou o sentimento de pesar ao presidente e familiares. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, desejou conforto ao coração dos familiares.

Mensagens de condolências e solidariedade foram publicadas por amigos, familiares, parlamentares e demais autoridades, ao longo do dia. A embaixada dos Estados Unidos, no Brasil, lamentou a morte de Olinda Bolsonaro. O Partido Liberal, legenda à qual o presidente é filiado, também publicou nota de pesar, na rede social.

Últimas notícias
General

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economía

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economía

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo