Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

Publicado en 22/01/2022 - 15:47 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O carnaval nos sambódromos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo só vai acontecer no fim de semana do feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Os prefeitos seguiram orientação das secretarias de saúde das duas cidades, motivada pela explosão de casos da covid-19 causados pela variante Ômicron.

A nota conjunta divulgada pelas duas prefeituras diz que a decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de covid-19 no Brasil e à necessidade, neste momento, é preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O prefeito do Rio se mostrou otimista, dizendo acreditar que o ciclo de contaminação da variante Ômicrom deve começar a diminuir durante o mês de fevereiro, mas que a realização do carnaval ficaria muito próxima.

Já o prefeito de São Paulo enfatizou a importância da vacina para conter as mortes e o avanço de casos de covid-19. E, segundo Ricardo Nunes, neste momento é preciso seguir a orientação da ciência.

Em nota divulgada após a decisão, a Liesa, Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro diz que o adiamento era um dos cenários previstos e que, com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estaduais e municipais.

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo disse em nota que reafirma o compromisso com as autoridades no combate à pandemia, acatando a decisão, que vai priorizar o coletivo.

As duas cidades já haviam anunciado o cancelamento dos desfiles de blocos de rua.

Edición: Rimack Souto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo