No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Publicado en 24/01/2022 - 21:39 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022. O projeto Trilha Empreendedora, que atualmente   promove cursos e mentorias para alunos do ensino médio de cerca de 80 escolas publicas, pretende estender o programa em 2022 para mais 76 unidades estaduais.

Além de auxiliar o jovem numa fase decisiva da vida escolar, o programa tem auxiliado também no combate à evasão escolar. A iniciativa, que entra no sexto ano, é da ONG Junior Achievement em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e empresas associadas ao IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás. 

Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade do IBP, destaca que os conteúdos da capacitação são atuais e ministrados por voluntários da indústria de Petróleo e Gás das empresas que apoiam o projeto.

Participante da Trilha, desde o primeiro ano do ensino médio, em 2019, o jovem Gabriel Silva de Lima, de 18, do município Duque de Caxias, desde setembro do ano passado conseguiu uma colocação como jovem aprendiz na área de Comunicação da Junior Achievement. O estudante, que pretende ser programador, contou que o projeto mudou totalmente sua visão profissional depois que conheceu como funciona o mundo do trabalho.

Em 2021, quase 6,5 mil alunos participaram do projeto Trilha Empreendedora. No ano passado o programa contou com a colaboração de 120 professores das escolas e 472 voluntários de 22 empresas parceiras.

Edición: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

Baixar arquivo
Salud

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Salud

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo