Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Publicado en 26/01/2022 - 20:46 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um voo com 211 brasileiros deportados dos Estados Unidos, entre eles 90 crianças, desembarcou nessa quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Este é o segundo voo de deportados provenientes dos EUA somente este ano.

Em nota, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que todas as 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma criança precisou ser encaminhada para abrigos.

Mas, segundo o Tribunal, foram encontrados irregularidades em cinco documentos apresentados. Entre eles, declaração de união estável, certidão de casamento e declarações de paternidade. Os casos serão enviados para as comarcas onde os crimes foram cometidos.

A deportação está autorizada no Brasil desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) emitiu um parecer permitindo a medida apenas com um atestado de nacionalidade.

Em maio do ano passado, 106 brasileiros foram deportados dos EUA. Foi o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo Joe Biden, que deu prosseguimento à politica de deportação de imigrantes ilegais no país norte-americano. O endurecimento da legislação contra os imigrantes ocorreu durante o governo do ex-presidente Donald Trump.

Em nota à reportagem, o Itamaraty disse que governo brasileiro foi notificado da operação e que a realização de tais voos tem como objetivo reduzir, para os cidadãos brasileiros, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o tema é de competência da Polícia Federal, órgão ao qual perguntas específicas sobre o assunto deverão ser encaminhadas pela imprensa.

Edición: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justicia

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
General

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educación

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Deportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo