Secretários de Fazenda aprovam congelamento do ICMS sobre combustíveis

Publicado en 27/01/2022 - 22:03 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os estados vão prorrogar por dois meses o congelamento do valor do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide sobre os combustíveis. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27), na reunião do Confaz, Comitê Nacional de Política Fazendária. 

O prazo para congelamento do preço começou no dia 29 de outubro do ano passado e terminaria na próxima segunda-feira (31). Agora foi adiado para 31 de março. 

O secretário de Fazenda de Pernambuco e coordenador da Reforma Tributária do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda, Decio Padilha, destacou que todos os estados e o Distrito Federal concordaram com a prorrogação.

A Petrobras ainda não se manifestou sobre o congelamento do valor do ICMS sobre os combustíveis. 

No começo do ano, quando o litro de gasolina custava em média 6 reais e 63 centavos na bomba, a Petrobras informou que a parte dela correspondia a 34% do total e o ICMS, a 27% do preço. Já a simulação com o diesel tinha preço médio de revenda ao consumidor final de 5 reais e 41 centavos. Desse valor, 56% eram da Petrobras e 15% de ICMS.

O secretário Decio Padilha disse que os governos estaduais defendem a criação de um fundo para equilibrar os preços nas bombas.

O Fórum dos Governadores já havia divulgado uma nota recomendando manter o congelamento do imposto sobre os combustíveis. Os governadores entendem que essa é uma forma de tentar controlar os constantes aumentos no preço que o consumidor encontra nos postos. A nota pede também soluções estruturais para estabilizar os preços dos combustíveis.

*Com produção de Daniel Lima.

Edición: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economía

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Salud

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economía

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
General

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo