Rio de Janeiro registra aumento de demanda por vagas em creches

Publicado en 10/05/2022 - 16:20 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A dificuldade em conseguir vagas em creches continua sendo uma realidade no Estado do Rio de Janeiro. Um relatório divulgado pela Defensoria Pública do Rio mostra um aumento de demandas registradas no órgão por falta de vagas em creches públicas. Entre janeiro e abril de 2022, a instituição recebeu mais de 1.500 referentes ao tema, número que já é maior ao registrado em todo ano de 2021. A Defensoria aponta ainda que a procura pelas creches é maior na zona oeste da capital, que concentra mais de dois terços das solicitações recebidas.

Ainda segundo o levantamento, quase todas as pessoas que buscam atendimento são mulheres e negras. Trata-se, portanto, de um problema que além das crianças, atinge também as mulheres. A divulgação dos números ocorre às vésperas da votação de um recurso no STF que discute o dever do poder público em assegurar o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.

O coordenador de Infância da Defensoria Pública, Rodrigo Azambuja, defende que essa é sim uma atribuição do poder público.

A cidade do Rio de Janeiro concentra quase 90% de residentes que buscaram vagas em creche na Defensoria. Os bairros com maior quantidade de solicitações são Campo Grande, Jacarepaguá, Taquara, Guaratiba, Curicica e Santa Cruz, todos na zona oeste.

Esse padrão já havia sido identificado nos levantamentos anteriores, quando também foi verificado que mais de 30% das pessoas residem no local há mais de 20 anos. Portanto, uma demanda antiga.

Edición: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Derechos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Salud

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educación

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
General

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo