Astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea

Publicado en 12/05/2022 - 16:00 Por Adrielen Alves - Repórter da TV Brasil - Brasília

Sagitário A*. Este é o buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia, Via Láctea, e pela, primeira vez, traduzido em uma imagem.

É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT).

Para isso, utilizaram oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, do que simularia um supertelescópio do tamanho da Terra, e da justaposição e da média dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.

De acordo com comunicado do ESO - Observatório Europeu do Sul, embora não seja possível avistar o buraco negro em si, ‘’o gás brilhante que o rodeia revela uma assinatura inconfundível:

Para o feito divulgado neste 12 de maio, foram cerca de cinco anos desde a captação das imagens feitas em 2017, mais de 300 profissionais de 80 instituições de diversos países, tecnologia avançada com supercomputadores que analisaram e combinaram dados, além de uma rede mundial de radiotelescópios e colaboração de observatórios no Chile, como o Alma, e na Europa.

O anúncio sobre o buraco negro no ‘’coração’’ da Via Láctea, a cerca de 27 mil anos-luz da Terra, foi realizado na Alemanha, mas mobilizou cientistas e imprensa do mundo todo, assim como em 2019, quando foi anunciada a primeira imagem de um dos objetos mais enigmáticos do Universo, o M87*.    

A astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, membro da ABC – Academia Brasileira de Ciências - destaca o empenho das equipes e da tecnologia utilizada e diz que este anúncio abre portas para avanços nas pesquisas.

A cientista reconhecida internacionalmente e que se diz caçadora de buracos negros descreve a emoção de conseguir visualizar o Sagitário A*.

Segundo o ESO, os trabalhos da colaboração de pesquisadores continuam em 2022, com expectativa para imagens ainda mais detalhadas e quem sabe até filmes, em um futuro próximo.  

 

Edición: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Salud

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
General

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
General

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
General

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
General

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo