Venda de celulares sem carregadores poderá ser questionada no Procon

Publicado en 13/05/2022 - 17:47 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os aparelhos celulares estão cada vez mais caros, com muitos modelos novos todos os anos. Mas, o preço aumenta e o que os fabricantes oferecem cada vez menos acessórios. É que agora, os aparelhos estão sendo vendidos sem o carregador de energia. Essa foi a decisão das duas maiores empresas do ramo e deixou muitos consumidores no prejuízo, já que o preço do produto não diminuiu e o valor do acessório aumentou. E aí? É possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor nessa situação?

A Senacom - Secretaria Nacional do Consumidor - iniciou as apurações desse caso em 2020 e instaurou processo administrativo no final do ano passado. E agora, decidiu orientar os mais de 900 Procons de todo o país a abrir processos administrativos contra as empresas Apple e Samsung por deixarem de incluir carregadores de energia nos telefones móveis que comercializam.

Laura Tirelli, coordenadora-geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas, da Senacom, explicou que o que foi apurado até agora é que o lucro dessas empresas aumentou muito desde o início dessa prática, mas ainda não é possível afirmar que há ações abusivas nesse sentido.

A orientação da Senacom é que os consumidores que se sentirem lesados procurem o Procon do seu estado ou até mesmo a justiça, já que existem processos judiciais em que os usuários conseguiram ser ressarcidos. O Procon de São Paulo e de Fortaleza também já aplicaram multas altíssimas às empresas que têm praticado esse tipo de venda sem os carregadores. 

Edición: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Salud

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Deportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Salud

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economía

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justicia

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo