Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta vermelho

Publicado en 17/05/2022 - 08:38 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A formação de um ciclone ou tempestade subtropical batizada pela Marinha do Brasil de Yakecan, que significa "o som do céu" em tupi-guarani, pode evoluir ao longo desta terça-feira (17) com rajadas de vento superiores a 100 km/h e subir a costa do Rio Grande do Sul, atingindo Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo.

Segundo comunicado conjunto da Marinha e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a noite de quarta-feira essa tempestade subtropical pode se intensificar e ser classificada como tempestade tropical, com rajadas de vento que poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral de Santa Catarina.

Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira, a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia Seabra, ressaltou que o alerta para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina será alterado para vermelho.

Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, explica o impacto das rajadas de ventos previstas e como a população deve se manter abrigada.

A Defesa Civil Nacional reforça a importância de se buscar informação em tempo real por meio do sistema de alertas via SMS. Para isso, o cidadão deve enviar o CEP da região onde mora para o número 40199. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A formação da tempestade subtropical Yakecan, que começou na noite desta segunda-feira, vai provocar geada nesta terça-feira em grande parte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. As baixas temperaturas também criam condições de neve na Serra Gaúcha até o extremo sul do Paraná. E a onda de frio continuará atuando no centro-sul do Brasil entre quarta e sexta-feira.

Edición: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economía

Restituição IRPF: Valor depositado nesta quinta passa dos R$ 6 bilhões

A Receita Federal pagou nesta quinta-feira, 23 de junho, o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022 para mais de quatro milhões de contribuintes.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

O congolês Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

Baixar arquivo
Cultura

Sarau Carioca leva história da música e da cultura negra no Rio

A programação vai acontecer sempre na última quinta-feira do mês, às 12h30, em formato de um bate-papo musicado.

Baixar arquivo
Deportes

América Mineiro e Botafogo se enfrentam logo mais ás 19h

Nesta quinta-feira, às 19h no estádio Independência os dois times precisam dar uma resposta dentro de campo pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Transexuais já podem alterar nome social direto nos cartórios

A decisão foi divulgada neste mês pela Corregedoria Nacional de Justiça. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem, a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.

Baixar arquivo
General

Conselho Federal de Medicina Veterinária regulariza telemedicina

A resolução detalha padrões técnicos e tecnológicos que serão adotados para realizar a prática.

Baixar arquivo