Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Publicado en 19/05/2022 - 17:23 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os crimes contra a vida no estado do Rio de Janeiro registraram queda de 17% nos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio e consideram apenas as ocorrências registradas nas delegacias. Em abril deste ano foram 265 casos de homicídio doloso, 13% a menos que em abril de 2021. Já os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, caíram no mês passado a menos da metade pela segunda vez seguida, foram 16 vítimas.

O ISP também divulgou esta semana dados do painel discriminação que mostram que o estado do Rio registrou 1.365 ofensas morais por preconceito. As ocorrências se referem a diversos tipos de violência contra indivíduos ou grupos em razão de sua etnia, raça, cor, classe social e sexualidade ou por intolerância religiosa. Das vítimas, 1.036 são negras e 56% são mulheres negras.

As delegacias do estado registraram 33 casos por ultraje a culto no ano passado, que é a ridicularização pública, o impedimento ou a perturbação de cerimônia religiosa.

*Com supervisão de Nádia Faggiani

Edición: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Salud

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Deportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Salud

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economía

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justicia

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo