Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

Publicado en 20/05/2022 - 22:42 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o slogan ``Produtos Orgânicos, Saudáveis por Natureza", o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nesta sexta-feira a Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, que está em sua décima oitava edição.

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

No Brasil para comercializar esses alimentos, é preciso ter os selos oficial dos orgânicos e o oficial do produtor.

Virgínia Lira, Coordenadora de Produção Orgânica do Mapa, explica que a iniciativa pretende ainda reforçar para a população os princípios da produção orgânica,  por meio da sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de produção.

A principal diferença do cultivo dos alimentos orgânicos é a não utilização de produtos químicos, como agrotóxicos. De acordo com o MAPA, atualmente existem cerca de  24 mil  produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Durante a campanha, vão ser realizadas atividades de divulgação nos estados e no Distrito Federal, entre elas, como é feita a fiscalização e controle para a garantia da qualidade orgânica.

Ao desconfiar que um produto não orgânico está sendo vendido como se fosse, o consumidor pode denunciar direto na ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo e-mail: ouvidoria.mapa@agricultura.gov.br.

Se quiser confirmar a veracidade de um produto, é possível fazer isso de casa, acessando gov.br/agricultura/organicos. A busca é feita pelo do número do CPF ou CNPJ no cadastro nacional de produtores orgânicos.

Edición: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo